Saúde emocional na terceira idade
  • Compartilhe:

AS EMOÇÕES NA TERCEIRA IDADE

Quando chega a idade, sentimentos como o cansaço e insegurança acabam ocupando a mente de forma mais constante que o normal. Esta preocupação, gerada normalmente pelas mudanças naturais do corpo e da rotina, podem ocasionar em um isolamento do ciclo social. Por isso, é importante estar atento para que este quadro não evolua para algo mais grave.

De forma equivocada, a terceira idade está assimilada a ideia de que é uma época monótona e de poucas novidades. A verdade é que ela pode ser um período novo de descobertas e de diferentes desafios.

O sentimento de inutilidade ocorre, muitas vezes, pela ausência do trabalho que se realizava anteriormente. Muitos assimilam a saída da profissão com o “deixar de ser útil”. E assim, o isolamento acaba funcionando como válvula de escape.

Daí a importância de evitar que isso aconteça, estabelecendo uma rotina com atividades motivantes. Após praticá-las regularmente, percebe-se que a disposição e o entusiasmo aumentam dia após dia.

Por isso, quando chega este momento, é hora de investir em novas coisas! Quem nunca quis fazer algo que a rotina apressada não permitia? Seja fazer alguma arte, dança, participar de alguma ONG… há muito o que se fazer! A terceira idade também pode ser sinônimo de realização. Afinal, esse é o melhor momento para fazer o que sempre se quis.

Algumas dicas importantes:

– Pratique exercícios físicos, principalmente em grupo ou com amigos! Além de melhorar a saúde e o bem-estar, eles favorecem o contato social.

– Mantenha uma alimentação equilibrada, sem muita gordura, sal e açúcar. Mas claro, não deixe de ter uma refeição prazerosa!

– Evite cigarros e bebidas alcoólicas. Na terceira idade, elas podem trazer consequências maiores.

– Jogos como cartas e dominós ajudam a manter o cérebro ativo. Participe dos grupos de jogos.

– Realize atividades ao ar livre. A Vitamina D, advinda do sol, ajuda a fixação do cálcio, melhora o ânimo. Um alerta: use protetor solar.

– Aprender sempre será uma arte imprescindível na vida, independentemente da idade. Não desanime frente as novas tecnologias e insista no seu conhecimento.

Onde Estamos Clinica Salute - Av. Otto Niemeyer, 2685Cavalhada - Porto Alegre/RSONDE ESTAMOS