Asma

ASMA: CONTROLAR É COMBATER

A asma é uma doença crônica que atinge 6 milhões de brasileiros. Para estes, controlá-la é o único caminho. Com cuidados especiais, é possível impedir que os sintomas se agravem. E ter uma convivência mais tranquila com o problema.

Informação nunca é demais. Portanto, abaixo destacamos pontos importantes sobre a doença, que não tem cura, mas com uma boa dose de cuidado, pode-se evitar sofrimentos maiores.

SINTOMAS

Os principais sintomas da asma são a falta de ar, chiado no peito, aperto no peito, tosse seca e/ou persistente. Muitas vezes, pode ser confundida com gripes mal curadas ou bronquites simples. Uma das suas principais características é que os sintomas são recorrentes, diferente da bronquite, que não possui constância e pode ser tratada.

POR QUE ACONTECE?

A asma é uma reação alérgica, de uma forma semelhante a rinite, mas mais crônica. Os brônquios das pessoas asmáticas são mais sensíveis e tendem a reagir de forma mais abrupta quando há exposição a diferentes estímulos: frio, mudança de temperatura, fumaça, ácaros ou fungos, e até mesmo odores fortes. A manifestação da doença é mais frequente pela manhã ou de noite, quando ocorrem mudanças súbitas de temperatura. Essas mudanças nos brônquios podem obstruir a passagem de ar, dificultando a respiração.

Estudos mostram que a manifestação da doença está associada à predisposição genética. Estima-se que 80% dos casos são hereditários, mas também pode se desenvolver e agravar ao longo da vida, devido a exposição forte a reações alérgicas, componentes emocionais e sociais relacionados com o estilo de vida.

CUIDADOS

Mesmo não existindo cura, há tratamento e medicamentos específicos para diminuir os sintomas e o agravamento da doença, proporcionando maior qualidade de vida.

É ideal evitar a presença de componentes alérgicos no ambiente em que vivem, limpando constantemente tapetes, cortinas e colchas de cama.

Também é importante evitar o uso de roupas de lã. Animais de estimação também podem levar a reações alérgicas as pessoas e ainda deixar seus pelos por toda a casa! Em época de chuva, deve-se estar atento a presença de mofo e infiltração nos lares.

Não é recomendável realizar exercícios repentinos, como subir uma lomba muito rápido ou correr muitos metros.

O QUÃO GRAVE É?

Três pessoas morrem por dia no Brasil por consequência da asma. Ela é a quarta causa mais frequente de hospitalizações no SUS e a terceira quando se refere a crianças e jovens. Por isso, é fundamental divulgar informações corretas sobre a doença e os tratamentos disponíveis.

A asma é tratada de acordo com sua gravidade (intermitente e persistente) e controle (controlado ou não). Como é uma doença crônica, exige o uso contínuo de anti-inflamatórios (classe dos corticóides), geralmente administrados em forma da clássica bombinha, que serve para prevenir os sintomas. Nos momentos de crise, no entanto, é preciso recorrer aos broncodilatadores para dar um alívio respiratório, mas que não devem ser de uso contínuo, pois não combatem a inflamação.

É importantíssimo salientar que todos os medicamentos devem ser prescritos por um médico. O acompanhamento do mesmo também é fundamental para minimizar os riscos da doença.

E para isso, a Clínica Salute conta com profissionais aptos a recebê-lo para cuidar do seu caso! Informe-se: (51) 3012-6002.

Fonte: Terra

Onde Estamos Clinica Salute - Av. Otto Niemeyer, 2685Cavalhada - Porto Alegre/RSONDE ESTAMOS