Hipertensão
  • Compartilhe:

HIPERTENSÃO: CONTROLE É ESSENCIAL

Com o devido cuidado, a pressão alta pode ser controlada e não demandar de muitas preocupações ao longo da vida. Entretanto, para isso, é necessário ficar atento às principais práticas para evitá-la.

A hipertensão arterial pode resultar em uma série de problemas – e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. Ela pode influenciar em falhas no coração, nos rins e até no cérebro. Por isso, seu diagnóstico precoce pode interferir de maneira considerável em sua qualidade de vida.

Confira os 7 principais cuidados a serem tomados diariamente:

1. Atenção ao peso
O sobrepeso dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo fica sobrecarregado. E este esforço excessivo pode causar lesões irrecuperáveis no tecido muscular.

2. Pratique atividade física
Exercícios regulares, principalmente aeróbicos, contribuem para melhorar todo o sistema circulatório e pulmonar. Mas lembre-se: antes de começar qualquer treino, procure um especialista!

3. Reduza o sal
O excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos. Por isso, maneire na hora de temperar a comida!

4. Evite bebidas alcoólicas
Sempre é possível beber com moderação. Em grandes quantidades, o álcool é um inimigo feroz da pressão! Por isso, maneire.

5. Dieta saudável
Pouco sal e gordura são medidas indispensáveis na dieta, incluindo frutas, verduras e legumes. Cortar a carne do cardápio não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros, ou seja, com menos gordura.

6. Fuja do cigarro
O tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão do sangue, além de comprometer toda a saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental. Procure ajuda de um especialista para fazê-lo corretamente.

7. Estresse
Controlar o estresse é fundamental, já que esse aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, aumentando o risco de doenças do coração. Controle suas emoções, inclua atividades relaxantes e sempre que necessário, busque ajuda de um psicólogo.

Embora pareçam muitos fatores, não se preocupe! Você pode contar com a Clínica Salute e seus profissionais nas mais diversas especialidades. Tudo para ajudar a colocar esses comportamentos em prática e para que você tenha uma vida mais saudável!

Onde Estamos Clinica Salute - Av. Otto Niemeyer, 2685Cavalhada - Porto Alegre/RSONDE ESTAMOS