tireoide
  • Compartilhe:

PROBLEMAS NA TIREÓIDE

A Tireóide, que tem o formato semelhante à uma borboleta, é localizada na região inferior do pescoço. Reguladora da função de órgãos vitais coração e cérebro, ela também regula o fígado e os rins, além de produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tirocina). Quando a tireóide não funciona corretamente, ela pode liberar hormônios de forma insuficiente, causando hipotireoidismo, ou em demasia, ocasionando o hipertireoidismo. Em ambos os casos, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.

Atuante no crescimento e desenvolvimento das crianças, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no humor, na concentração e no controle emocional, a tireóide pode desacelerar os órgãos nos quais interfere em caso de hipotireoidismo, além de causar dores musculares e articulares, sonolência e aumento nos níveis de colesterol. Já no hipertireoidismo, os efeitos são o contrário. A pessoa se mostra falante, agitada, gesticula muito, dorme pouco, apresenta bastante energia (com eventual cansaço) e coração acelerado. Essas alterações podem ocorrer em qualquer fase da vida.

O reconhecimento de nódulos, feitos pelo médico endocrinologista, pode salvar uma vida. Portanto, o exame é fundamental para o diagnóstico. Nódulos de tireóide tem se tornado frequente nos últimos anos, contudo, de 4% a 8% dos nódulos são detectáveis através da palpação. Já na ultrassonografia, cerca de 67% da população apresenta nódulos, geralmente benignos. Se menores que um centímetro e sem características de malignidade, não precisam ser investigados.

Alguns dos riscos de malignidade maior são:

– história de radioterapia na cabeça ou pescoço, além de radioterapia para transplante de medula óssea.
– histórico familiar de câncer na tireóide
– exposição à radiação ionizante
– crescimento rápido de nódulos ou rouquidão.
– linfonodos aumentados na região cervical lateral
– presença de microcalcificações
– ausência de halo ao redor do nódulo
– vascularização aumentada no centro do nódulo
– nódulo maior que um centímetro

Onde Estamos Clinica Salute - Av. Otto Niemeyer, 2685Cavalhada - Porto Alegre/RSONDE ESTAMOS