• Compartilhe:

5 hábitos indispensáveis para ter uma boa noite de sono

Dormir é uma das coisas mais relaxantes da vida. Afinal, quem não gosta de deitar na cama e relaxar depois de um dia cansativo de trabalho? No entanto, ter uma boa noite de sono está se tornando cada vez mais difícil na vida de muitas pessoas. E isso afeta todas as áreas possíveis.

Mas por que é importante dormir bem?

É importante pois quando não conseguimos descansar, nosso corpo passa por uma série de transformações. Assim, o metabolismo fica mais lento e o corpo passa a entender que é preciso economizar energia, prejudicando as atividades do organismo. Além disso, a privação do sono dificulta o aprendizado e desencadeia sentimentos de ansiedade e irritação com mais facilidade.

Assim, para você melhorar as suas noites, confira esses 5 hábitos para descansar mais.

1. Pratique atividade física

Os exercícios físicos fazem bem para todo o corpo, e para o sono não é diferente. Segundo uma pesquisa da National Sleep Foundation com pessoas entre 23 e 60 anos, a prática de atividades físicas colaboram para um repouso com mais qualidade. Isso porque se movimentar propicia a liberação de hormônios, como a dopamina, que ajuda no prazer, a endorfina, para o bem estar, e a serotonina, para o controle da ansiedade.

O único adendo é cuidar para se exercitar ao máximo em torno de duas horas antes de deitar, de forma que é preciso desacelerar o organismo para ter um sono potente.

2. Capriche na higiene do sono

Você já ouviu falar em higiene do sono? Calma, não tem nada a ver com limpar a roupa de cama antes de dormir. Esse hábito consiste em realizar algumas práticas antes de realmente deitar, e ir para a cama apenas quando se sentir cansado.

Nessa perspectiva, um dos pontos principais a serem levados em conta é o uso de eletrônicos. Um estudo da Universidade Washington and Lee, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que se expõem muito à telas antes de dormir são mais propensas a sofrerem de insônia. Por isso, é importante se desligar dos aparelhos por pelo menos meia hora antes de dormir.

Além disso, estar com o quarto completamente escuro é uma tática para potencializar o descanso. Ainda, implementar meditações e uma luz mais baixa, a exemplo da amarela, um tempo anterior de adormecer melhoram a qualidade do repouso.

3. Evite estimulantes

O café é uma bebida deliciosa, bem vinda a qualquer hora. Só que não! O uso de estimulantes como cafeína, bebidas alcoólicas, refrigerantes e alguns tipos de chá são prejudiciais ao descanso do corpo.

De acordo com uma análise da Universidade de Brown, o efeito do café pode durar até seis horas no organismo. Então, calcule a hora que pretende dormir e evite a ingestão desse líquido conforme seu horário. Já o álcool contribui para a pessoa acordar por mais vezes durante a noite.

4. Não extrapole na comida

Além das bebidas, atente-se também a sua alimentação. Uma dieta livre de comidas pesadas à noite é favorável a um sono mais reparador. A ingestão de muita gordura no jantar pode dificultar o sono e aumentar as chances de apneia do sono, de acordo com pesquisa da Universidade de Adelaide, na Austrália.

Nesse cenário, componentes como o magnésio, encontrado na aveia, e o leite morno são bons para potencializar o seu repouso. O consumo lácteo tem o aminoácido triptofano, que ajuda o corpo a produzir a serotonina. Dessa forma, o leite está liberado, mas é claro, sem o café.

5. Tenha uma rotina

Assim como para a produtividade, ter uma rotina na hora de dormir é favorável ao bom sono. Isso porque acontece a regulamentação do relógio biológico, que controla a desaceleração do corpo e ativa o organismo para despertar só pela manhã, evitando a insônia no meio da noite.

Em média, um adulto precisa de sete a nove horas de sono, mas isso depende de pessoa para pessoa. Logo, o importante é você não se sentir cansado durante o dia e ter disposição para suas atividades. Então, só você poderá dizer quanto tempo de descanso necessita. Caso você esteja acordando descansado, está dormindo o período certo.

Quando pequenos, o sono é importante para o crescimento e ao crescer para termos uma boa qualidade de vida. Dessa forma, não deixe a hora de dormir de lado com frequência, ou o corpo poderá cobrar mais pra frente. Manter um equilíbrio e ter hábitos saudáveis é a melhor escolha para deitar e relaxar com tranquilidade.

Perto de Você

Seja atendido em todas as nossas unidades.

Unidade Zona Norte

Av. Assis Brasil, 2154 -
Porto Alegre/RS

(em breve)

Unidade Centro

Av. Borges de Medeiros, 294 -
Porto Alegre/RS

Unidade Restinga

Av. Economista Nilo Wulff, 898 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 1

Av. Otto Niemeyer, 2685 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 2

Av. Otto Niemeyer, 2695 -
Porto Alegre/RS