• Compartilhe:

5 práticas simples para curtir a terceira idade com saúde

A aproximação da terceira idade soa como um alerta para muitas pessoas. Isso porque a visão de que a velhice carrega consigo doenças e problemas no corpo ainda é muito forte. No entanto, não precisa ser assim. É possível envelhecer de forma saudável, sem sofrimentos e curtindo a nova fase da vida.

Além disso, é normal, com o passar dos anos, não ter mais aquela disposição de quando se tinha 20 anos. Assim, é necessário levar em conta que o corpo irá se transformando ao longo do tempo. Dessa forma, com hábitos saudáveis fica mais fácil encarar essas mudanças se sentindo bem e aproveitando a maturidade ganha.

Confira algumas práticas para curtir a terceira idade com saúde.

Pratique atividades físicas
Essa dica é clássica, mas muito importante. Afinal, não é porque você não precisa mais ter todo aquele pique para trabalhar e cuidar dos filhos pequenos, que significa parar com as atividades físicas. Muito pelo contrário!

Com o passar dos anos, é cada vez mais necessário apostar em um bom condicionamento físico. Claro, não precisa ir para a academia malhar e fazer séries de flexões, mas sim adaptar exercícios que conversem com seu estilo de vida atual.

Caminhar pelo bairro ou no parque é uma ótima opção, além de ajudar a arejar a cabeça. Fora isso, faz bem para o humor e para a autoestima devido aos hormônios de satisfação liberados no corpo.

Veja também
– > Como se preparar para uma consulta médica
– > Envelhecendo com saúde

Mantenha-se ativo
É normal diminuir o ritmo ao se aproximar da velhice, no entanto é preciso tomar cuidado para não parar 100%. O ócio pode ser um dos maiores causadores de problemas psicológicos e, consequentemente, físicos para os idosos. Ao sentir que parou no tempo, o idoso tem a possibilidade de não conseguir ver sua importância no mundo.

Por isso, ter ocupações recorrentes é essencial para uma vida saudável e feliz. Assim, se ainda tiver disposição para o trabalho e tiver essa vontade, não há nada de errado em continuar na ativa no mercado.

Caso contrário, é uma boa hora para investir naquilo que sempre quis fazer, mas não tinha tempo o suficiente. Que tal cultivar uma horta? Ou aprender a lidar com as novas tecnologias? Enfim, a aprendizagem vai além das barreiras da idade.

Capriche na alimentação
Assim como quando jovem, a alimentação é ponto-chave para ditar como será sua vida na terceira idade. Uma dieta rica nos nutrientes de acordo com as necessidade de cada um é crucial para viver uma velhice cheia de energia. Nesse contexto, as visitas a uma nutricionista é um excelente investimento, de forma que essa profissional ajudará a suprir as necessidades do corpo.

Mas então quer dizer que agora, depois de velho, vou ter que parar de comer as coisas que gosto? A resposta é NÃO. Não tem nada de errado continuar apreciando aquele almoço em família ou aquela janta com os amigos. Isso é até benéfico para o desenvolvimento social da pessoa.

O importante é não exagerar nas gorduras, açúcares e álcool. Caprichar em um cardápio rico em grãos, frutas e verduras vai te ajudar a viver de forma leve e não cortar todas as “escapadinhas” da dieta.

Faça check-ups regularmente
Por apresentar mais vulnerabilidades, os cuidados médicos na terceira idade são naturalmente maiores. Assim, a importância de não deixar para trás os check-ups se eleva. Os exames periódicos são a forma mais segura de se prevenir de problemas mais sérios. Além disso, eles podem identificar uma doença em seu início, facilitando o tratamento e não deixando o distúrbio se tornar nocivo.

Nesse cenário, mesmo se sentindo disposto, praticando atividades físicas e tendo uma boa alimentação, é necessário seguir um calendário de cuidados pelos profissionais da saúde. Afinal, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.

Cuide da sua saúde mental
Para aproveitar com êxito a terceira idade, os cuidados não podem ser apenas físicos, mas também mentais. Isso porque envelhecer mexe muito com as formas de pensar e ver a vida. Assim, a atenção com a mente se torna elemento primordial para potencializar ao máximo essa nova fase.

Dessa maneira, o cultivo dos laços afetivos, sejam familiares ou com amigos, são ótimas forma de ter uma mentalidade saudável. Segundo uma pesquisa do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago, a solidão aumenta em 14% o risco de mortes prematuras em idosos. Logo, os bons relacionamentos são mais do que importantes.

Além disso, ter consultas com psicólogos é uma ótima alternativa para ter uma saúde mental elevada. Nas sessões de terapia, é possível tratar os incômodos dessa fase e saber como encontrar soluções para encarar com clareza os problemas.

A terceira idade não precisa ser mais retratada como uma complicação. Com práticas simples de serem implementadas na rotina como essas, a velhice para de ser um período temido e começa a ser uma nova etapa na caminhada da vida.

E para isso, você pode contar com a ajuda da Salute. Nosso time de profissionais está pronto para te ajudar em qualquer dificuldade.
Gostou da leitura? Então continue nos acompanhando nas redes sociais e no nosso blog.

Perto de Você

Seja atendido em todas as nossas unidades.

Unidade Zona Norte

Av. Assis Brasil, 2154 -
Porto Alegre/RS

Unidade Centro

Av. Borges de Medeiros, 294 -
Porto Alegre/RS

Unidade Restinga

Av. Economista Nilo Wulff, 898 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 1

Av. Otto Niemeyer, 2685 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 2

Av. Otto Niemeyer, 2695 -
Porto Alegre/RS