• Compartilhe:

5 sinais que você precisa procurar um oftalmologista

Ter uma boa visão faz a diferença na vida das pessoas. Assim, é necessário estar sempre com os cuidados em dia de acordo com as recomendações do oftalmologista. No entanto, há momentos em que o relaxamento fala mais alto e acabamos esquecendo de voltar ao consultório para ver como anda a saúde dos olhos. Dessa forma, é normal procurar um especialista apenas quando há alguma incomodação.

Nessa perspectiva, existem alguns sinais que indicam a necessidade de ir ao médico oftalmologista. Afinal, as manifestações de dor e incômodo podem evoluir para algo pior se não forem tratadas com atenção. Pensando nisso, a gente listou 5 sinais de que está na hora de marcar uma consulta para cuidar dos seus olhos.

1. Vermelhidão

Quem nunca entrou no mar e ficou com os olhos vermelhos depois do banho, não é? Isso acontece devido ao contato ocular com a água salgada, algo normal. Porém, se você não fez nada e está apresentando vermelhidão, é importante consultar um oftalmologista, visto que as causas podem ser variadas. Confira alguns dos possíveis porquês:

– Exposição excessiva a agentes externos (sol, cloro, água salgada, alergia)

– Infecções virais e bacterianas (conjuntivite, uveíte)

– Glaucoma

– Síndrome do olho seco

2. Mais de um ano desde a última consulta

Assim como outras especialidades médicas, é essencial manter uma constância de revisões para manter a visão saudável. De acordo com o National Institute of Health (INH), centro de pesquisa de saúde americano, o recomendado pelos especialistas é visitar o oftalmologista no mínimo uma vez por ano.

Seguir essa recomendação faz bem não só para os olhos, mas também para o corpo em geral. Com a análise ocular, é possível ter uma visão melhor dos vasos sanguíneos, o que possibilita a identificação de problemas como pressão alta, diabetes e câncer.

3. Idade avançada

A idade vem, e às vezes vem acompanhada. Assim, ao passar dos 40 anos, é necessário prestar mais atenção aos sinais que o corpo dá. Não somente isso, é importante trabalhar desde cedo na prevenção de possíveis problemas. Com o passar do tempo, incômodos como a vista cansada começam a dar seus primeiros sinais. Além disso, o glaucoma tem maior incidência após os 60 anos, o que requer o cuidado redobrado e uma rotina de visitas mais constantes ao oftalmologista.

Como diz o ditado, a prevenção é o melhor remédio. Assim, nada melhor do que se prevenir antes que os sintomas se manifestem. Até porque o tratamento precoce apresenta chances maiores de cura em casos de doenças.

4. Manchas

Se você vê manchas na visão, mesmo que de forma rara, está mais do que na hora de marcar uma consulta com seu médico. Elas podem ser temporárias, no entanto é necessário avaliar o seu caso para evitar a propagação desses sintomas. Isso porque sinais em formas de manchas podem significar o início do descolamento da retina, quando ocorre o afastamento ou levantamento da retina em relação à parede posterior do olho.

Quando não tratada, pode ocasionar a perda permanente ou temporária da visão. Então, para que arriscar? Melhor procurar um especialista e zerar essas chances.

5. Sensibilidade à luz

Olhar para o sol e sentir o olho incomodar é normal, porém quando a sensibilidade é excessiva, é preciso ficar atento. Esse sinal é comum e tem até nome para quem o apresenta seguidamente: fotofobia.

O problema pode estar associado a diversas causas, como degeneração macular associada à idade, lesão na córnea e edema macular diabético. Ainda, pode ser ocasionado pelo contato da visão por muito tempo em telas (computador, celular, tablet,…). Nesse caso, a ida ao oftalmologista identifica o agente e encaminha o melhor tratamento.

Depois de ler sobre esses sinais, aposto que você está pensando em marcar logo a sua consulta com um oftalmologista. E mesmo que não esteja, é bom pensar na prevenção de sintomas como esses. Se prevenir é a melhor alternativa para evitar complicações e gastos com procedimentos mais complexos. Tudo isso pode ser resolvido com a ajuda de um profissional qualificado que irá lhe auxiliar para o melhor tratamento de acordo com sua necessidade.

E a Salute quer te ajudar! No nosso time, contamos com médicos experientes de braços abertos para lhe atender. Agende sua consulta agora mesmo!

Gostou da leitura? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da Salute para mais conteúdos de valor como esse.

Perto de Você

Seja atendido em todas as nossas unidades.

Unidade 24h Assis Brasil

Av. Assis Brasil, 2154 -
Porto Alegre/RS

Unidade Centro

Av. Borges de Medeiros, 294 -
Porto Alegre/RS

Unidade Restinga

Av. Economista Nilo Wulff, 898 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 1

Av. Otto Niemeyer, 2685 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 2

Av. Otto Niemeyer, 2695 -
Porto Alegre/RS