BRONQUIOLITE – CUIDADOS COM OS BEBÊS

O inverno pode ser uma estação ruim para quem tem problemas respiratórios. E quando são nossos filhos então, a preocupação é redobrada. Um mal recorrente nos pequenos é a bronquiolite. Entenda sua causa e tratamento.

É na estação mais fria que a frequência de casos de bronquiolite se intensifica, principalmente nas crianças menores de dois anos. Aliás, os prematuros e bebês com histórico de problemas pulmonares e cardíacos são os que mais sofrem com a doença.

CAUSA E SINTOMAS

Causada por vírus, a doença produz uma inflamação no final das vias aéreas, nos bronquíolos.

Os sintomas se apresentam em forma de tosse, congestão nasal, dificuldade para respirar, chiado no peito e febre.

CUIDADOS E TRATAMENTO

O tratamento da bronquiolite é apenas sintomático, sendo assim, o uso de antigripais, antibióticos ou mesmo expectorantes, além de não ajudarem, podem agravar a doença.

Essa patologia acaba por fazer o bebê produzir muita secreção. Portanto, irrigar o nariz da criança com soro fisiológico é a melhor alternativa para auxiliar na eliminação das mucosas.

Hábitos como boa alimentação, manter o aleitamento materno para proteger as crianças, evitar a exposição de menores ao cigarro, higienizar as mãos antes de tocar o bebê também contribuem para prevenir a bronquiolite.

Contudo, para a melhor orientação na hora de cuidar do seu bebê, procure o auxílio médico. A Clínica Salute conta com pediatras especializados que podem ajudar você e seu pequeno no melhor tratamento, inclusive com atendimento aos finais de semana e feriados. Informe-se: (51) 3012-6002.

Unidade Zona Norte

(em breve)