Conheça os chás nativos da região sul e suas propriedades

O chá é uma bebida tipicamente inglesa, mas ganhou seu espaço e tem feito, cada vez mais, parte da rotina do brasileiro. No território nacional, além de acompanhar alguns momentos de descontração, ou após alguma refeição, os chás são usados de forma medicinal, com benefícios para diversos tipos de problemas, desde gripe até mesmo estresse…. Read more »


16 DEZ 2021 • ATUALIZADO 24 DEZ 2021 •
Conheça os chás nativos da região sul e suas propriedades

O chá é uma bebida tipicamente inglesa, mas ganhou seu espaço e tem feito, cada vez mais, parte da rotina do brasileiro. No território nacional, além de acompanhar alguns momentos de descontração, ou após alguma refeição, os chás são usados de forma medicinal, com benefícios para diversos tipos de problemas, desde gripe até mesmo estresse.

Confira abaixo as propriedades de três chás nativos da região sul do Brasil:

Marcela

A macela é uma planta que é nativa da América do Sul. É comum no Brasil, no Uruguai e na Argentina. No Rio Grande do Sul, é muito popular, principalmente com sua associação a rituais religiosos, relacionados à Sexta-feira Santa.

Principais propriedades:

É muito usada para a melhora da digestão e para perturbações gástricas como cólicas, diarreia, dores de estômago, gastrite, cólicas abdominais, colecistite, azia e na prevenção de úlceras estomacais. Estudos também destacam os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Pode ser usada no combate a dores musculares, batidas, contusões e dores articulares.

Outros benefícios:

  • Protege contra raios UVA e UVB
  • Previne o aparecimento de radicais livres
  • Redução do envelhecimento precoce

Carqueja

A Carqueja é uma planta predominante do sul do Brasil, mas também pode ser encontrada na região sudeste. Muito utilizada na medicina brasileira, principalmente pelos povos indígenas.

Principais propriedades:

O chá de Carqueja é usado para o tratamento de problemas hepáticos e em casos de disfunções estomacais, melhora da digestão e também como vermífugo. Também é recomendada para o tratamento de úlcera, diabetes, malária, anginas, anemia, diarreias, vermes, etc.

Outros benefícios:

  • Amenizar gastrite, azia e má digestão
  • Cicatrizante de feridas

Guaco

O guaco, planta nativa do sul do Brasil, é conhecido por ser um remédio natural para fortalecer os pulmões e acalmar a tosse.

Principais propriedades:

O chá do Guaco possui ação expectorante, antitussígena e anti-inflamatória. Indicada no tratamento de problemas pulmonares, tosses, gripes e reumatismo.

Outros benefícios:

  • Anticoagulante
  • Relaxa a musculatura das vias aéreas
  • Estimulante do apetite

Gostou destas dicas? Continue acompanhando o nosso blog. Lembre-se que qualquer tratamento deve ser acompanhado pelo seu médico. Os chás citados acima possuem contra indicações, dependendo de cada caso. Na dúvida, consulte seu médico e aprecie a bebida de sua preferência. Excelente chá para você!

Categorias

Veja mais sobre nós

Receba nossa newsletter