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A COR DOS ALIMENTOS

Quando se trata de alimentação balanceada, quanto mais colorido, melhor. A reeducação alimentar faz parte de um processo de mudança, e conhecer o que pôr no prato pode ajudar bastante. Frutas, verduras, legumes e grãos possuem cores, sabores e texturas bem diferentes, o que confere a cada um deles uma particularidade.Alimentos de cor laranja/amarelos: Ricos em betacaroteno, vitamina C e B-3. Favorecem o metabolismo, a produção de colágeno e a visão. Também fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças cardíacas e auxiliam no combate de células cancerígenas. São alimentos de defesa.Ex: cenoura, mamão, laranja, abóbora, pêssego, tangerina, batata, gengibre, manga, caju, milho, carambola, batata baroa, damasco.Alimentos de cor vermelha: Fontes de licopeno e antocianina, são bons para o coração, a memória, ajudam na prevenção do câncer de próstata, redução de colesterol, e auxiliam na saúde da pele, das gengivas e vasos sanguíneos. Alimentos de energia.Ex: tomate, melancia, cereja, goiaba, caqui, framboesa, acerola, morango, maçã, rabanete, pimentão vermelho, pimenta, romã.Alimentos de cor roxa/azulado: Com significativa presença de antocianina, vitaminas do complexo B, minerais, potássio e vitamina C. São excelentes para pele, nervos, rins e aparelho digestivo, além de retardar o envelhecimento. Alimentos que garantem a longevidade. Ex: ameixa, uva, jabuticaba, mirtilo, beterraba, alcachofra, repolho roxo, figo, berinjela, amora, azeitona preta, cebola roxa.Alimentos de cor marrom/bege: Ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E. Ajudam no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, combatem a ansiedade e as doenças cardiovasculares, pois são vasodilatadores e antioxidantes. Alimentos reguladores.Ex: soja, aveia, arroz integral, lentilha, trigo, nozes, castanhas, feijão, tamarindo, centeio, cevada, grão de bico, amêndoas.Alimentos de cor verde: Ricos em carotenóides, vitamina A, luteína e clorofila, além de fósforo e ferro. Tem ação bactericida, cicatrizante, desintoxicante, protegendo coração, pele e cabelos. Impedem que o organismo absorva as substancias químicas, também fortalecendo ossos, dentes e visão. Alimentos de limpeza.Ex: abacate, abobrinha, alface, couve manteiga, quiabo, brócolis, kiwi, vagem, espinafre, manjericão, chuchu, salsa, pepino, maxixe.Alimentos brancos/amarelados: Fontes de cálcio, potássio, alicina, flavonóides e minerais. Contribuem para a formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, além de ter efeito anti-inflamatório, antialérgico e antibiótico. Ajudam, ainda, a prevenir doenças cardiovasculares e o diabetes, reduzem o colesterol e a pressão arterial. Alimentos de força e cura.Ex: leite, queijo, iogurtes naturais, couve flor, cebola, batata, arroz, cogumelo, banana, feijão branco, alho, aipo, graviola, inhame, aipim, pêra.

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