Doenças de Outono: o que é a sinusite e o que causa a inflamação

Quando o assunto é a chegada das baixas temperaturas e o clima único do outono, é comum pensarmos em ventos frescos, cobertores quentinhos e em grandes pratos de sopa. Contudo, para muitas pessoas, o primeiro pensamento é a sinusite que acompanha essa mudança drástica de temperatura. O que é a sinusite? Existe uma região do… Read more »

25 JUN 2022 • ATUALIZADO 15 MAR 2024 •
Doenças de Outono: o que é a sinusite e o que causa a inflamação

O que é a sinusite?

Existe uma região do crânio que é formada por cavidades ao redor do nariz, olhos e das maçãs do rosto. Essa região é chamada de seios da face. Quando as mucosas dentro dos seios da face, que são importantes para a respiração, voz e até sustentação do crânio, inflamam por causa da mudança de temperatura, poeira ou qualquer outro agente externo, o resultado é a sinusite, que pode ser dividida em dois tipos.

Sinusite aguda

É muito comum sentir dores de cabeça, fortes ou fracas, na área dos seios da face durante a sinusite. É identificável através da obstrução nasal e presença de bastante secreção, normalmente amarela ou esverdeada, que pode dificultar a respiração. Outros sintomas comuns são febre, tosse, dores musculares, cansaço e até mesmo a perda de apetite.

Sinusite crônica

Quando falamos em uma sinusite crônica, os sintomas são basicamente os mesmos, mas com intensidades bem diferentes. Por causa da forma como a secreção escorre durante os movimentos do corpo, os sintomas são mais aparentes no período noturno, quando o corpo deita para descansar e aciona o mecanismo de tosse. Pela manhã, são comuns acessos de tosse e outros sintomas, que podem diminuir e até desaparecer ao decorrer do dia.

O que fazer?

Para ajudar com os sintomas da sinusite, as melhores alternativas são tentar eliminar as secreções com inalações de solução salina, vapor d’água ou soro fisiológico, assim como inclinando a cabeça para trás. O cuidado é essencial! Evite o uso do ar condicionado e locais com temperaturas muito baixas, pois irão ressecar as mucosas e dificultar ainda mais a drenagem da secreção.

Caso os sintomas sejam severos demais ou muito persistentes, entre em contato com um profissional de saúde. A Salute conta com diversas especialidades à sua disposição, agende sua consulta hoje mesmo através do site na aba Especialidades