• Compartilhe:

DOENÇAS FEMININAS

Existem muitos problemas de saúde femininos silenciosos, como endometriose, doença inflamatória pélvica (DIP), inflamação nas trompas, miomas, câncer de colo de útero e ovários policísticos, entre outras. Algumas delas só apresentam sintomas em caso avançado do problema.
Abaixo, uma breve explicação sobre elas e os sintomas que podem apresentar:

– Endometriose:

A menstruação é a descamação do endométrio (paredes do útero), acompanhada da saída de sangue. Em algumas mulheres, entretanto, parte desse sangue não sai pelo canal cervical, voltando pelas trompas e subindo em direção à cavidade pélvica e abdominal, dando início à doença. Os sintomas podem ser, além da forte dor pélvica, cólicas incapacitantes, dificuldade de urinar, diarréia ou prisão de ventre, podendo provocar infertilidade e atingir outros órgãos como intestino, ovário e bexiga.

– Doença Inflamatória Pélvica (DIP):

Infecção que se inicia na vagina ou no colo do útero e atinge o endométrio, as trompas e os ovários. Pode ocorrer por um curto período de tempo, quando aguda, ou se estender por até anos, quando crônica, e é por vezes considerada uma DST. Entretanto, muitas vezes está relacionada com a endometriose. Atinge frequentemente jovens mulheres sexualmente ativas ou que usam o DIU. Os sintomas podem ser febre superior a 38ºC, dor no ventre, sangramento vaginal (nem sempre), corrimento vaginal branco ou amarelado e dor durante contato íntimo.

– Inflamação das trompas:

Pode ser causada por infecções bacterianas, DST, após o parto, em casos de aborto, após colocação do DIU ou por complicação em cirurgia ginecológica. O corpo pode apresentar febre acima de 38ºC, alteração na cor ou cheiro do corrimento vaginal, dor durante contato íntimo e no fundo das costas, vontade frequente de urinar, náuseas e vômitos além de dor abdominal dos dois lados e sangramentos fora do período menstrual.

– Mioma:

Também chamados de fibromas, é um tumor benigno constituído por tecido muscular e tecido fibroso localizado na parede uterina. Se divide em três tipos (subseroso, intramuros e submucoso) e os sintomas variam de mulher para mulher, sendo mais frequentes a dor abdominal, aumento do volume abdominal, cólicas fortes durante a menstruação, dor durante as relações, menstruação abundante, perda de sangue fora do período e aumento da vontade de urinar devido a pressão exercida na bexiga.

– Câncer de colo de útero:

Causado por algumas variações do Papiloma Vírus (HPV), modificam as células do útero levando ao seu crescimento anormal e é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres com menos de 45 anos. É importante lembrar que ele tem cura e deve ser procurado o tratamento o quanto antes. Ele possui 4 estágios e os sintomas, que neste caso são raros, quando surgem podem causar sangramento após menopausa, dor e sangramento após as relações e corrimento marrom aquoso, rosa, sangrento ou fétido.

– Ovários policísticos:

Caracterizada por diversos cistos no interior dos ovários devido a um desequilíbrio hormonal. Os primeiros sinais começam a se manifestar na adolescência e podem durar a vida inteira. Não sendo os mesmos em todas as mulheres, os sintomas incluem menstruação irregular ou ausência de menstruação por vários meses, aumento do peso, aumento da quantidade de pêlos no corpo, surgimento de acne, enfraquecimento dos fios e queda de cabelos, problemas de fertilidade, atraso no desenvolvimento das mamas e aumento do clitóris (sintoma raro).

Consulte regularmente o ginecologista. A Clínica Salute possui o Espaço Mulher, local exclusivo para atender o público feminino. Informe-se: (51) 3012-6002.

Perto de Você

Seja atendido em todas as nossas unidades.

Unidade 24h Assis Brasil

Av. Assis Brasil, 2154 -
Porto Alegre/RS

Unidade Centro

Av. Borges de Medeiros, 294 -
Porto Alegre/RS

Unidade Restinga

Av. Economista Nilo Wulff, 898 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 1

Av. Otto Niemeyer, 2685 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 2

Av. Otto Niemeyer, 2695 -
Porto Alegre/RS