Doenças respiratórias: Quais cuidados tomar no inverno

Publicado em: 11/07/2022

Seja você um adorador de frio ou não, é inegável o clima aconchegante que os ventos gelados do inverno oferecem. Contudo, a estação também é um motivo para fortes preocupações, principalmente para aqueles com problemas respiratórios.

Durante os meses frios, é muito comum perceber o agravamento de diversas doenças respiratórias, como a rinite alérgica, sinusite e asma. Também é preciso atenção para as doenças crônicas, como bronquite crônica e DPOC, a doença obstrutiva pulmonar crônica.

No inverno, doenças virais e que podem se espalhar pelo ar – sim, isso inclui a COVID-19 – se tornam mais frequentes, pois é comum permanecermos em espaços fechados e, muitas vezes, com pouca ventilação, o que aumenta a presença e circulação de microrganismos consideravelmente.

Como posso me proteger?

Para tomar os cuidados necessários nessa época do ano, apenas algumas medidas conhecidas são recomendadas. Em primeiro lugar, é importante evitar ambientes fechados e que não contenham uma ventilação por períodos prolongados. Também é importante manter os hábitos de higiene em dia, como lavar as mãos com frequência e beber bastante água, além de, em caso de tosse, sempre cobrir a boca para evitar qualquer tipo de contágio.

Em caso de sintomas suspeitos, como espirro e tosse frequentes ou coriza, é importante consultar um profissional de saúde e averiguar a situação do seu corpo.

Conte com os especialistas da Salute para cuidar do seu bem-estar em todas as estações. Caso necessário, agende uma consulta hoje mesmo pelo site.

Inscreva-se em nosso blog

Receba nossos principais conteúdos diretamente em seu email