Exercícios para o seu bebê

Já notou que seu bebê parece estar sempre chutando, se contorcendo nas trocas de fralda, ou batendo em algum objeto? Na verdade, ele está fortalecendo seus músculos! Logo, ele vai precisar deles para engatinhar, sustentar a própria cabeça, rolar, sentar e por fim… andar. E você pode ajudá-lo! Bom, primeiramente, precisamos salientar da importância de… Read more »


29 JUN 2019 • ATUALIZADO 01 ABR 2021 •
Exercícios para o seu bebê

Já notou que seu bebê parece estar sempre chutando, se contorcendo nas trocas de fralda, ou batendo em algum objeto? Na verdade, ele está fortalecendo seus músculos! Logo, ele vai precisar deles para engatinhar, sustentar a própria cabeça, rolar, sentar e por fim… andar. E você pode ajudá-lo!

Bom, primeiramente, precisamos salientar da importância de consultar um pediatra antes de iniciar as atividades. Alguns exercícios dependem da idade, fase de desenvolvimento e condição do bebê. Por isso, o especialista tem a palavra final. Pediatra liberando, vamos começar:

01. Virar de barriga para baixo

Quem já teve filhos, sabe que eles passam maior parte do tempo deitados de costas. Virando a criança, ajudamos eles a desenvolver o pescoço, braços, ombros, costas e estômago.
Realize sessões de, no máximo, cinco minutos, e nunca excedendo o limite diário de 20 minutos. Sempre com estímulos, converse com ele, faça caretas, cante uma música e coloque um brinquedo ao seu alcance.

 

02. Abdominais

Com seu filho deitado de costas, segure-o pelos antebraços e suavemente o puxe para você. Se ele for muito novo para sustentar a própria cabeça, o abrace segurando sua cabecinha. Além do abdômen, ombros, braços e costas são beneficiados com essa prática.

Inicialmente não suba mais que três centímetros. Na medida que ele for se desenvolvendo, vá elevando até ele conseguir ficar sentado. Mais uma vez, não esqueça de estimular com músicas, conversas e carinho. Essa atividade deve ser prazerosa para o bebê.

 

03. Bicicletinha

Muito mais que aliviar os gases, movimentar as pernas do seu filho em movimentos circulares – enquanto ele está deitado de costas – trabalha quadris, joelhos, pernas e abdominais. Três a cinco vezes são suficientes, mas fique atento ao interesse do bebê em realizar o exercício. Sinais como sorrir e contato com os olhos são os mais fáceis de se observar.

 

04.Levantando pesos

Já aos três ou quatro meses, seu filho será capaz de segura objetos. Nesse momento, chocalhos e brinquedos coloridos serão seus halteres. O Estimule a pegar os brinquedos sempre que possível. Mais uma vez, são braços e mãos que se fortalecem com essa prática. Qualquer um dos exercícios deve ser uma atividade agradável para você e para o bebê. Mais que atividades físicas, elas servem para fortalecer laços de confiança e carinho.

 

Se você precisa de um Pediatra, conte com a Clínica Salute: (51) 3012-6002.

Categorias

Veja mais sobre nós

Receba nossa newsletter