• Compartilhe:

Hábitos simples para manter sua saúde bucal em dia

A saúde bucal é importante em qualquer idade. Assim, só o que muda são os problemas que podem afetar o sorriso, como o perigo maior de cáries para as crianças e o desgaste para os adultos.

Por isso, os cuidados são mais do que necessários, de forma que quanto antes você dar atenção ao seu estado dentário, menos problemas terá no futuro.

Nessa perspectiva, mantendo algumas práticas simples ao longo da vida, é possível ter dentes saudáveis sem muitos esforços. Confira algumas delas:

Escove os dentes com frequência

Mesmo sendo um tópico óbvio, é necessário citá-lo. Isso porque às vezes as pessoas esquecem ou escovam apenas antes de dormir.

O recomendado é praticar a escovação ao menos três vezes ao dia e após a ingestão de doces.

Essas substâncias são prejudiciais à saúde dentária, provocando cáries. Então, após comer aquele chocolatinho, bora pro banheiro fazer a limpeza bucal.

Veja também

— > Caça ao bruxismo do sono

— > Medo do dentista? Não mais!

Não deixe para trás o fio dental

O fio dental é a parte mais esquecida na hora de escovar os dentes. Por ser chato ou trabalhoso, é normal as pessoas ignorarem essa prática por preguiça ou por achar que é desnecessária. Mas não é!

Passar a “linha” entre os dentes retira resíduos que a escova não consegue alcançar, principalmente nos dentes traseiros.

Sem esse hábito, as sujeiras vão se aglomerando aos poucos, podendo dar início a uma cárie ou a inflamações na gengiva.

Dessa forma, é importante passar o fio dental TODOS OS DIAS, e caprichar quando comer carnes, pipoca e frutas que deixam fiapos.

Consultar com frequência o dentista

Ao falar em saúde bucal, as idas ao dentista devem ser periódicas. O recomendado é que a pessoa frequente o consultório odontológico ao menos uma vez a cada seis meses.

Com esse cuidado, o profissional poderá identificar possíveis problemas e tratá-los com antecedência, evitando assim pioras como extração do dente e tratamento de canal.

Então, não procure ajuda especializada apenas quando sentir alguma dor.

Atente-se à gengiva e à língua

A saúde bucal vai além dos dentes. Isso significa que é necessário prestar atenção também na gengiva e na língua. Para evitar inflamações gengivais, procure fazer a escovação sem muita força e com movimentos leves.

Ao tratar da língua, escove-a após a limpeza dentária. Essa prática colabora para evitar a saburra lingual, ou seja, o acúmulo de sujeira no órgão muscular, combatendo o mau hálito.

Para essa prática, você pode utilizar a própria escova ou fazer o uso de limpadores específicos.

Saiba quais produtos utilizar

Manter a escovação três vezes ao dia já é uma boa prática. No entanto, ela pode ser potencializada com a escolha de produtos específicos para a sua saúde bucal.

Assim, volta a importância de fazer visitas constantes ao dentista, visto que ele te indicará as melhores linhas de mercadorias para você.

As opções nas prateleiras são vastas, que vão desde pastas para branqueamentos e cuidados com a sensibilidade até enxaguantes bucais para finalizar a higiene.

Segundo pesquisa da Universidade de Queen Mary, em Londres, em torno de dois bilhões de pessoas têm problemas de cárie. Diante desse dado, manter hábitos como os citados acima ajuda a diminuir o número de indivíduos afetados por essa bactéria.

Além disso, são práticas simples que podem ser implementadas com facilidade na rotina. Dessa forma, não deixe para mudar seus costumes apenas quando sentir dores. O importante é não descuidar!

Gostou da leitura? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da Salute para mais conteúdos como esse.

Perto de Você

Seja atendido em todas as nossas unidades.

Unidade Zona Norte

Av. Assis Brasil, 2154 -
Porto Alegre/RS

Unidade Centro

Av. Borges de Medeiros, 294 -
Porto Alegre/RS

Unidade Restinga

Av. Economista Nilo Wulff, 898 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 1

Av. Otto Niemeyer, 2685 -
Porto Alegre/RS

Unidade Cavalhada 2

Av. Otto Niemeyer, 2695 -
Porto Alegre/RS