OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO É O CAMINHO

O tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo é o de mama. Por isso, anualmente, o mês de outubro adota a cor rosa por uma causa: o combate à doença! Existem muitos tipos e muitas fases do câncer de mama. Contudo, a prevenção ainda é a melhor saída. Se diagnosticado cedo, as chances de cura podem chegar a 95%.Para tanto, conhecer o próprio corpo, notar os seus sinais, fazer o autoexame regularmente, assim como a mamografia, mesmo que não detecte nada de anormal no seio, pode salvar a sua vida e evitar um tratamento mais agressivo.

Manifestação
O câncer de mama pode se manifestar de muitas formas. Informar-se sobre ele é a melhor maneira de compreender a situação como um todo. Detectar a doença é, sem dúvida, muito impactante, mas seu conhecimento correto e as opções de terapias podem diminuir o desgaste psicológico. Após a consulta, uma avaliação médica analisará as características apresentadas pelo corpo e indicará o melhor tratamento. É importante, ainda, ressaltar que, embora raro, o câncer de mama atinge também os homens, e é preciso se conscientizar que o autoexame serve para todos.

Previna-se
Além do autoexame, visitar o ginecologista regularmente é uma forma eficaz de prevenir-se contra a doença. Orientação médica e exames periódicos são importantíssimos nesse processo. E, falando em exames, a mamografia é recomendável para mulheres a partir dos 35 anos, mesmo sem sintomas. Ela é capaz de detectar um nódulo antes mesmo que se torne palpável.

Atenção aos fatores de risco da doença:
– Histórico familiar: cerca de 10% dos casos estão diretamente ligados a predisposição genética

– Idade: mulheres com mais de 50 anos

– Menarca: primeira menstruação antes dos 11 anos

– Menopausa: última menstruação após os 54 anos

– Primeira gravidez depois dos 40 anos

– Manifestação da doença: aumenta a possibilidade de atingir a mama oposta

Embora seja uma doença grave e os efeitos colaterais do tratamento agressivos, o câncer de mama tem cura! Lembre-se: diagnóstico precoce é o melhor tratamento. Faça o autoexame regularmente e a mamografia pelo menos uma vez por ano. Se o seio apresenta inchaço, irritação, pele com aspecto de casca de laranja, mamilo invertido, dor nos mamilos, vermelhidão, descamação da pele, secreção (que não seja leite) ou caroço nas axilas, não perca tempo: procure um médico imediatamente.

Por fim, um recado: a Clínica Salute conta com um lugar especial para atender as necessidades femininas: o Espaço Mulher. Venha conhecer e realizar suas consultas médicas com a privacidade e a exclusividade que toda mulher merece ter! Informe-se: (51) 3012-6002.

Unidade 24h Assis Brasil