Por que a troca de estação aumenta o sono?

Nas estações mais frias, nosso corpo se sente mais confortável dormindo. Porém, não há necessidade fisiológica de dormir mais horas. Nosso metabolismo fica menos acelerado, isso é verdade. Os dias também ficam mais curtos e as noites mais longas, fatos que nos induzem ao sono. Mas, saiba que nosso corpo não precisa de mais horas… Read more »


25 JUN 2021 • ATUALIZADO 25 JUN 2021 •
Por que a troca de estação aumenta o sono?

Nas estações mais frias, nosso corpo se sente mais confortável dormindo. Porém, não há necessidade fisiológica de dormir mais horas. Nosso metabolismo fica menos acelerado, isso é verdade. Os dias também ficam mais curtos e as noites mais longas, fatos que nos induzem ao sono.

Mas, saiba que nosso corpo não precisa de mais horas de repouso. Dormir bem envolve muitos mais que quantidade de horas dormidas. Por isso, é apenas impressão sua que seu sono aumenta quando o tempo esfria. Contudo, vale destacar o tempo mínimo de sono em cada fase da vida.

Sono por dia:

– Recém-nascidos: de 14 a 17 horas
– Crianças dos 06 aos 13 anos: de 9 a 11 horas
– Adolescentes dos 14 aos 17 anos: de 8 a 9 horas
– Adultos dos 18 aos 64 anos: de 7 a 9 horas
– Acima dessa idade: de 7 a 8 horas

O mais importante está ligado à qualidade do seu sono. Por isso, evite dormir com luzes acessas ou aparelhos de TV e/ou rádio ligados. Um ambiente escuro e silencioso é pré-requisito para uma boa noite de sono.Aliás, lembre-se de contar apenas as horas de sono e não o tempo que você fica na cama. 

Para que haja recuperação da exaustão muscular, devemos estar em sono profundo. Do contrário, estamos apenas perdendo tempo e acostumando o corpo ao ócio na primeira hora de despertar.

Se as noites mal dormidas se sucederem por mais de uma semana, seja em qualquer estação do ano, procure ajuda médica. E para isso, conte com a Clínica Salute e seus especialistas. Informe-se (51) 3012-6002.

Categorias

Veja mais sobre nós

Receba nossa newsletter