Porquê (e como) você deve cuidar da sua voz

Publicado em: 18/04/2022

Sendo utilizada para a comunicação desde antes do século passado, a voz é uma forma de expressão única, onde conseguimos identificar pensamentos, mensagens e emoções, que muda e envelhece junto conosco durante a vida. Ela revela muito sobre nós e permite que conheçamos os outros.


O Dia Mundial da Voz surgiu oficialmente em 2003 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre problemas e distúrbios que podem ser indicados por mudanças e alterações na voz, como nódulos, afonia e, até mesmo, câncer de laringe.


A voz, para alguns, é uma forma de arte. Para outros, um trabalho. Mas não importa quem seja, a fala sempre é uma ferramenta importante para a comunicação e criação de laços entre pessoas. Por isso, separamos algumas maneiras de garantir a saúde da sua voz:


Cuidados com a voz

Originada das cordas vocais, são uma parte integrante de nosso corpo. Ou seja, muitos dos cuidados que são necessários ter com a voz podem ser mantidos ao cuidar da saúde do seu corpo.

Manter uma alimentação saudável, dormir bem e beber água com frequência são maneiras básicas de garantir o bem-estar das suas cordas vocais e, consequentemente, da sua voz.

Quando se trata da fala, é preciso tomar cuidado com exageros. Elevar o tom sem necessidade, gritar demais e até mesmo falar por muito tempo sem pausas regulares são costumes que é preciso evitar.

Bebidas gasosas, quando consumidas demais, podem afetar gravemente as cordas vocais e prejudicar todo o canal vocal, assim como o cigarro, que não é recomendado nem para a saúde da voz quanto para a saúde do corpo.

Fique atento

Sinais como tosse forte, dificuldade ao falar, pequenas alterações e voz rouca são motivos de atenção, pois podem indicar possíveis problemas vocais.

O cuidado com a voz é fundamental para qualquer um. Em caso de suspeitas, consulte-se com um profissional para garantir o seu bem-estar.

Inscreva-se em nosso blog

Receba nossos principais conteúdos diretamente em seu email