Fisioterapia preventiva para idosos

A importância da fisioterapia Envelhecer é um processo natural que pode ser difícil ou não, tudo depende de como você viveu e levou essa jornada. A expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso acontece também pelo país ser o 6º no… Read more »

16 DEZ 2022 • ATUALIZADO 03 JAN 2023 •
Fisioterapia preventiva para idosos

A importância da fisioterapia

A expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso acontece também pelo país ser o 6º no mundo com maior taxa de envelhecimento populacional – o que inspira idosos com mais de 70 anos a se manterem mais ativos e dispostos, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Hoje, homens e mulheres de 80 e 90 anos querem mais qualidade de vida e um envelhecimento saudável, utilizando os mais variados recursos que estejam ao seu alcance. E é aí que a fisioterapia preventiva entra em ação.

O corpo nessa idade é mais frágil e nem sempre permite que algumas atividades sejam feitas com destreza. Em contrapartida, quando são praticadas, podem ser um pouco agradáveis por conta dos desconfortos da idade.

O que é fisioterapia preventiva?

A prática compreende um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que têm como objetivo manter a funcionalidade e o bem-estar do idoso, além de evitar e/ou retardar possíveis complicações de doenças como problemas cardíacos, Parkinson, diferentes quadros de demência, doenças pulmonares, dores musculares, articulares (artrose, artrite, hérnia de disco, tendinites, bursites, fraturas), entre outras.

Veja mais alguns benefícios da fisioterapia preventiva:

• Aumento da força muscular;

• Melhora na flexibilidade, no equilíbrio e na coordenação motora;

• Desenvolvimento da mobilidade;

• Redução nos riscos de queda;

• Prevenção contra complicações respiratórias;

• Análise postural para minimizar ou corrigir fatores de risco de doenças específicas;

• Promoção da independência funcional.

Como podemos observar nesse artigo, a fisioterapia preventiva se trata de uma modalidade multidisciplinar, que trabalha os mais diversos aspectos da vida do idoso. Por isso, ela não pode ser deixada de lado quando falamos sobre qualidade de vida. Se você precisa ou conhece alguém que está passando por esse momento, entre em contato os Fisioterapeutas da Salute.