Intolerância Alimentar: como identificar e tratar

É um cenário incomum para você? Em um restaurante novo, você decidiu experimentar alguns pratos com ingredientes que nunca havia comido antes. Após isso, ao chegar em casa, seu estômago parece muito desconfortável, com dores e incômodos. Bem, isso é intolerância alimentar, e ocorre quando seu organismo apresenta dificuldades para digerir e absorver determinados nutrientes… Read more »


22 SET 2022 • ATUALIZADO 22 SET 2022 •
Intolerância Alimentar: como identificar e tratar

É um cenário incomum para você? Em um restaurante novo, você decidiu experimentar alguns pratos com ingredientes que nunca havia comido antes. Após isso, ao chegar em casa, seu estômago parece muito desconfortável, com dores e incômodos.

Bem, isso é intolerância alimentar, e ocorre quando seu organismo apresenta dificuldades para digerir e absorver determinados nutrientes que foram consumidos. Para entender como é possível identificar e tratar uma intolerância alimentar, continue lendo.

Intolerância ou alergia alimentar?

Antes de tudo, é importante entender a diferença entre intolerância e alergia alimentar. Enquanto as alergias são percebidas na infância, as intolerâncias podem ser desenvolvidas e descobertas em qualquer idade.

Em ambos os casos, os alimentos mais comuns a gerar mal estar são derivados de leite, peixes e frutos do mar. Isso ocorre por causa das enzimas necessárias para a quebra e digestão de tais alimentos no estômago.


Sintomas e causas

Tendo foco no sistema digestivo, os sintomas da intolerância alimentar vão desde simples dores no estômago até fortes náuseas e vômito. Demais exemplos de sintomas incluem dores nas articulações e abdômen, inchaços e enjoos frequentes.

Apenas um sintoma percebido pode não ser o suficiente para suspeitar de uma intolerância alimentar, mas já é o suficiente para ficar atento aos demais sintomas.

Busque um profissional

Ao perceber esses sintomas, é recomendado que você procure um profissional na área. Médicos especializados, como gastroenterologistas, nutrólogos e alergologistas, poderão efetuar diagnósticos adequados e oferecer as devidas orientações.

Quando falamos de intolerância alimentar, não existe uma forma de tratamento, mas é possível adequar a dieta para que reduza e substitua os alimentos que irritam o estômago. Por causa disso, é recomendado também o acompanhamento de um profissional nutricionista.

Cuide da sua alimentação e procure sempre consumir alimentos que façam bem para o seu corpo e estilo de vida.

Categorias

Veja mais sobre nós

Receba nossa newsletter