Parceria Choosing Wisely

No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Para garantir a segurança do paciente é necessário reunir esforços de médicos, enfermeiros, demais profissionais de saúde, pacientes e gestores para reduzir a ocorrência de incidentes e danos evitáveis relacionados ao processo de cuidado ambulatorial ou hospitalar.

Em âmbito ambulatorial, uma das melhores estratégias para garantir a segurança dos pacientes é protegê-los de intervenções desnecessárias, isto é, evitar a solicitação de exames e a prescrição de tratamentos que não produzem benefícios na melhora dos sintomas, nos desfechos das doenças e/ou na qualidade de vida das pessoas. Essas estratégias também podem ser chamadas de Prevenção Quaternária, definida como “…a detecção de indivíduos em risco de tratamento excessivo para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis. Posto que um dos fundamentos centrais da medicina é o primum non nocere, a prevenção quaternária deveria primar sobre qualquer outra opção preventiva ou curativa” (Norman, A. H., & Tesser, C. D. (2009). Cadernos de Saúde Pública).

Desta forma, a Salute – uma Rede de Clínicas de atendimento médico e multiprofissional – se orgulha em ser o primeiro serviço de saúde ambulatorial a aderir à estratégia Choosing Wisely Brasil. A estratégia Choosing Wisely é uma iniciativa, hoje multinacional, para ajudar médicos e engajar pacientes a fim de evitar excessos de intervenções, colaborando para escolhas sábias em saúde com intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. É uma estratégia onde menos é mais!

As primeiras cinco estratégias Choosing Wisely definidas com a participação efetiva do Corpo Clínico da Salute são:

1. Não prescrever antibiótico para Infecção das Vias Aéreas Superiores ou sinusite leve a moderada com menos de 7 dias de duração, sem piora.

2. Refletir muito antes de solicitar raio-X, tomografia ou ressonância de seios da face na suspeita de sinusite.

3. Não tratar bacteriúria assintomática, exceto em gestantes.

4. Refletir muito antes de solicitar exame de imagem para investigar dor lombar em adultos com menos de 6 semanas de duração na ausência de sinais de alerta.

5. Refletir muito antes de solicitar hemograma de rotina em consultas de puericultura.

Associada à divulgação das estratégias, a Salute fará o monitoramento da adesão do seu Corpo Clínico às medidas citadas, mantendo sempre a autonomia médica como princípio soberano; promoverá ações de desenvolvimento profissional contínuo para alcançar os resultados e buscará engajar os pacientes neste movimento.

É a Salute dedicada à segurança dos seus pacientes e na busca de cuidados em saúde eficientes e de qualidade!

Saiba mais sobre as orientações da Rede Salute:
Clique aqui e Veja a versão institucional
Ou Clique aqui e veja a versão do paciente