Depressão em idosos: entenda a doença que afeta 13% da faixa etária no Brasil

A velhice faz parte do ciclo da vida, e desfrutar desse momento de uma forma leve é um grande desafio para muitos idosos. Por isso, é preciso olhar e cuidar de cada um com muito afeto e atenção. A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer faixa etária, desde a infância até… Read more »


03 FEV 2023 • ATUALIZADO 21 JUL 2023 •
Depressão em idosos: entenda a doença que afeta 13% da faixa etária no Brasil

A velhice faz parte do ciclo da vida, e desfrutar desse momento de uma forma leve é um grande desafio para muitos idosos. Por isso, é preciso olhar e cuidar de cada um com muito afeto e atenção.

A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer faixa etária, desde a infância até as fases adultas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13% dos brasileiros acima dos 60 anos sofrem com a doença.

A depressão pode surgir por diversos fatores, por isso, identificar e compreender as principais causas se torna muito importante para lidar e apoiar quem esteja passando por esse momento tão delicado.

Continue com a gente nessa leitura e conheça todos os detalhes.

Solidão

Conforme a vida vai passando, os filhos crescem e constroem suas próprias famílias e jornadas – o que é comum e esperado. Porém, o convívio já não fica mais tão frequente, principalmente devido à correria do dia a dia, mas isso acaba deixando a relação um pouco mais distante e fazendo da solidão uma morada de vivências para quem está passando pelo momento.

O isolamento do convívio social e a solidão são uma das grandes causas de depressão em idosos, mas deve-se levar em consideração sempre o histórico de saúde clínica e mental.

Perda dos entes queridos

Mesmo que a morte seja o encerramento de um ciclo, para enfrentá-lo não existe tempo certo, nem método. Já imaginou passar uma vida ao lado de alguém e perdê-lo na velhice?

O luto não não vem com uma receita a ser seguida, ele exige fases. Porém, quando se trata da terceira idade, ele pode acontecer de forma mais intensa, trazendo à tona sentimentos de solidão e até abandono, resultando em uma profunda tristeza, que pode acometer a depressão.

Chegada da aposentadoria

É comum que muitas pessoas se sintam invalidadas após estarem aposentadas. Afinal, passaram suas vidas inteiras contribuindo para a sociedade e sustento de sua família. A sensação e o sentimento de ociosidade (sem trabalho ou alguma ocupação) contribui para a chegada de pensamentos depressivos e sensação de inutilidade.

Limitações físicas e dependência emocional

Sim, de repente, você já não é mais o mesmo e não tem mais a mesma agilidade para realizar as tarefas que sempre foram comuns. Perder a própria autonomia e tomada de decisões, seja desde a própria casa até as finanças, por exemplo, pode sim causar angústia e influenciar a depressão.

Como auxiliar?

Uma das principais alternativas para melhorar a qualidade de vida dos idosos é mostrar que existe, sim, muita vida para ser vivida neste momento, além de dar todo o suporte que eles necessitam e mostrar que eles não estão só.

Aqui na Salute, contamos com tratamento e profissionais multidisciplinares de diversas especialidades como psicólogos, psiquiatras, geriatras e fisioterapeutas que auxiliam os idosos com métodos preventivos.

Acesse o conteúdo em que falamos sobre alguns desses meios e entenda mais: Fisioterapia preventiva para idosos | Clínica Salute (clinicasalute.com.br)

Categorias

Veja mais sobre nós

Receba nossa newsletter