DOR DE OUVIDO: QUAIS PODEM SER AS CAUSAS?

Otite Média e Otite Externa A Otite Média é uma infecção causada por vírus e bactérias gerados em gripes ou resfriados. Seus principais sintomas são a dor de ouvido, sensação de pressão, produção de muco e líquido na orelha, febre, tímpano avermelhado. Além disso, é normal apresentar perda de audição durante o processo infeccioso. A… Read more »

28 MAR 2021 • ATUALIZADO 01 ABR 2021 •
DOR DE OUVIDO: QUAIS PODEM SER AS CAUSAS?

Otite Média e Otite Externa

A Otite Média é uma infecção causada por vírus e bactérias gerados em gripes ou resfriados. Seus principais sintomas são a dor de ouvido, sensação de pressão, produção de muco e líquido na orelha, febre, tímpano avermelhado. Além disso, é normal apresentar perda de audição durante o processo infeccioso. A Otite pode se desenvolver tanto em crianças, como em adultos, apresentando indícios similares.

A Otite Externa afeta, como diz o nome, a parte mais externa do ouvido. Ela pode ser causada por bactérias ou fungos. Esses microrganismos agem ao encontrar lesões, provocadas por exemplo pelo mau uso de cotonetes e atritos na região.

Para se prevenir, é importante lutar ao máximo contra gripes e resfriados, sendo as vacinas contra os vírus grandes aliadas. Ainda, procure não colocar as mãos sujas na orelha, evite usar cotonetes com força e não compartilhe objetos de uso pessoal. Ao serem diagnosticadas, o tratamento das otites depende de cada caso, mas é normal o médico receitar o uso de analgésicos e antibióticos, quando necessário.

Entrada de água

Você sabe como é chato quando pula na piscina ou no mar e a água fica presa dentro do ouvido. Pois então, essa pode ser uma das causas do aparecimento da dor na região. Isso porque a água pode estar contaminada com bactérias e pelo contato direto com o cloro. Outro motivo é a remoção da cera, proteção natural dos ouvidos.

Para aliviar a dor, você pode inclinar a cabeça para o lado da orelha que entrou água e fazer uma compressa morna por 15 minutos. Além disso, tomar anti-inflamatórios ajudam a sanar o incômodo. Se não passar, procure um médico.

Amigdalite

A Amigdalite é uma infecção que atinge a garganta, provocada por bactérias, vírus e fungos. Mas ela não abrange somente essa parte do corpo. Por estar próxima da garganta, a doença pode atingir também o ouvido e causar dores.

Para se prevenir da Amigdalite, é recomendado evitar o fumo, mudanças bruscas de temperatura e frequentar lugares fechados com muitas pessoas. Ainda, estar com as vacinas e vitaminas em dia ajuda a evitar os agentes infecciosos. Ao ser diagnosticado pelo médico, o tratamento passa pelo uso de anti-inflamatórios e ingestão de líquidos. Além disso, é utilizado anti-inflamatórios e até cirurgia para a retirada das amígdalas, dependendo do caso.

> Conheça os 5 principais problemas respiratórios

Sinusite

A sinusite também pode ser o responsável pela dor de ouvido. Isso porque as secreções retidas no nariz podem chegar aos ouvidos pela tuba uterina, que conecta as duas partes do corpo. Além de dor, é normal sentir o ouvido trancado quando isso acontece. O tratamento nesse caso é o mesmo para a sinusite, como ingerir bastante líquido para diminuir o volume da secreção no nariz. Ainda, podem ser utilizados anti-inflamatórios para parar a dor e antibióticos quando a infecção for bacteriana. Mas todo medicamento deve ser utilizado após consultar seu médico. Lavagens recorrentes na área nasal também é uma alternativa para melhora.

Tímpano rompido

O rompimento do tímpano é agente direto das dores de ouvido. Como diz o nome, acontece quando o tímpano é rompido. Essa ruptura pode acontecer por graves infecções, perfurações por objetos, hastes flexíveis ou por impacto de pressão, como ao pular na água com força ou de grandes alturas.

O tratamento principal é a timpanoplastia, cirurgia que faz um enxerto para fechar o local que foi perfurado. Se o caso for mais grave que isso e afetar danos aos ossículos da audição, é necessário recompor a cadeia ossicular. Para evitar esses problemas, é recomendado evitar colocar qualquer material no ouvido (até os de limpeza) e tratar infecções no local imediatamente que surgirem. Utilizar proteção ao entrar em contato com a água também ajuda na prevenção.

Diabetes

Assim como em outras partes do corpo, o diabetes pode causar problemas ao ouvido. Isso porque a doença enfraquece o sistema imunológico das pessoas, o que facilita a ocorrência de infecções. Além de causar dor, o distúrbio relacionado ao índice glicêmico promove incômodos como formação de secreção e mau cheiro nos ouvidos e audição reduzida.

Nesse caso, é essencial procurar um médico otorrinolaringologista para avaliar a situação e diagnosticar o melhor tratamento. Para evitar as consequências do diabetes, é preciso controlar a ingestão de açúcar e ter acompanhamento especializado.

Para mais informações sobre como prevenir e tratar o diabetes, baixe nosso eBook Grátis Como vencer prevenir o diabetes.

Micose

Conhecida como otomicose, ocasionada por fungos, a micose no ouvido é a responsável por causar dor, vermelhidão e coceira na área afetada. Além disso, é comum a sensação de entupimento e secreção escorrendo da orelha.

Geralmente, o tratamento é feito com a limpeza no ouvido e o uso de medicamentos antifúngicos. Para evitar esse problema, é recomendado o cuidado com a inserção de objetos no ouvido (hastes flexíveis, grampos, etc.), queda de imunidade, constância de umidade das orelhas e uso prolongado de antibiótico local.

Esses são alguns motivos que podem levar à dor de ouvido. Como visto, o incômodo pode partir dos mais diferentes distúrbios, desde uma infecção viral até pular na piscina. Por isso, é importante não tomar medidas sem recomendações médicas, de forma que tudo o que envolve a audição é muito sensível.

Assim, ao apresentar sintomas como inchaço no ouvido, dor de cabeça e tonturas constantes, dor de ouvido por mais de 3 dias com piora nas primeiras 48 horas e febre acima de 38 ºC, procure imediatamente um médico. Dessa forma, a Salute é sua aliada para identificar e tratar a razão do desconforto.