Saúde ocular no verão

Com a chegada da estação mais quente do ano e dos dias ensolarados, os momentos ao ar livre são constantes e o contato com mar e piscinas se tornam recorrentes. No entanto, em meio à diversão, os seus olhos precisam de alguns cuidados especiais. ☀️

Para garantir que você aproveite cada instante com saúde, reunimos dicas indispensáveis no blog da Salute. Descubra as formas certas de proteger sua saúde ocular enquanto desfruta ao máximo do verão.

Autor 1
16 DEZ 2023 • ATUALIZADO 16 DEZ 2023 •
Saúde ocular no verão

Com a chegada do verão, todos ansiamos por dias ensolarados na praia, passeios ao ar livre e banhos na piscina. No entanto, a exposição prolongada ao sol pode ser prejudicial para nossos olhos.

 

Neste post, vamos explorar algumas dicas essenciais para garantir que seus olhos permaneçam saudáveis e protegidos durante os meses mais quentes do ano.

Mas antes, te convidamos a refletir: quanto você tem se dedicado a cuidar da sua saúde ocular? A longo prazo, preservar a saúde dos olhos garante que você tenha mais qualidade de vida no passar dos anos, diminui o risco do desenvolvimento de doenças oculares, preserva a qualidade da sua visão, previne lesões e ainda promove o seu bem-estar e o da sua família.

Portanto, te convidamos a tomar essas iniciativas simples e práticas, mas que fazem toda a diferença ao longo da vida.

 

Vamos às dicas:

 

Use óculos de sol de qualidade

Para além de um acessório elegante, os óculos de sol também desempenham um papel crucial na proteção dos olhos contra os raios ultravioletas prejudiciais. Mas sugerimos que você dê uma atenção na hora de selecionar o correto: certifique-se de escolher óculos de qualidade, que bloqueiam 100% sua visão dos raios UVA e UVB.

Entre usar um óculos de sol sem filtro solar e não usar nenhum, é melhor escolher a segunda opção. Essa precaução ajuda a prevenir doenças oculares, como cataratas e degeneração macular.

Mais do que proteger do desconforto do sol e do vento, os óculos de sol cumprem a importante função de proteger os olhos da radiação. Mas, lembre-se: não é qualquer óculos.

 

Cuidados na praia e na piscina


O mar e a piscina oferecem excelentes maneiras de se refrescar no verão, mas também manifestam alguns desafios para a saúde ocular. A exposição prolongada à água salgada do mar pode causar irritação e vermelhidão nos olhos.

Use óculos de natação para proteger seus olhos contra a água salgada e o cloro da piscina. Além disso, evite esfregá-los com as mãos molhadas, pois isso pode aumentar o desconforto.

 

Mantenha-se hidratado

 

A desidratação pode afetar negativamente a qualidade da sua visão. Durante os dias quentes de verão, é fácil ficar desidratado, o que pode deixar seus olhos secos e irritados. Certifique-se de beber bastante água para mantê-los lubrificados.

 

Evite exposição ao sol em horário de pico


Durante as horas de pico do sol (geralmente entre 10h e 16h), os raios UV estão mais intensos. Tente evitar atividades ao ar livre durante essas horas, e se precisar sair, use óculos de sol e um chapéu de aba larga para proteger seus olhos da luz solar direta.

 

Atenção com a higiene


Por ser um momento de lazer, nossa tendência natural é relaxar. Por isso, às vezes nem percebemos que estamos coçando os olhos ou compartilhando algum item pessoal, como toalhas, óculos e outros objetos.

Para manter os olhos o mais limpos possível, evite cocá-los com frequência, mas caso ocorra, certifique-se de que as suas mãos estão bem higienizadas. Também procure evitar que a areia da praia entre em contato com o seu globo ocular e fique longe de águas possivelmente contaminadas.

Afinal, são estes os momentos em que alguns vírus ou infecções são propagados, incluindo a conjuntivite.

 

De olho nos sinais!

 

Se sentir coceira, use um lenço de papel limpo para aliviar a irritação. Lave as mãos regularmente, especialmente após tocar em superfícies públicas.

Se você suspeita que tem conjuntivite (sintomas incluem vermelhidão, coceira, secreção e sensibilidade à luz), consulte um oftalmologista da Salute para diagnóstico e tratamento adequados. A conjuntivite costuma ser tratável, mas apenas um profissional de saúde pode determinar o melhor procedimento.

 

 

Proteger seus olhos durante o verão é essencial para manter uma visão saudável a longo prazo. Ao seguir essas dicas simples, você pode desfrutar plenamente das atividades ao ar livre sem comprometer a saúde dos seus olhos. E lembre-se: filtro solar sempre!

 

A Salute está com você em todas as estações!

Categorias

Veja mais sobre nós

Receba nossa newsletter